Ao longo dos anos e principalmente em zonas mais urbanas, criaram-se mitos sobre o parto normal, o que leva a que muitas grávidas prefiram optar por uma cesariana. Hoje em dia, com as novas tecnologias e melhores condições nas maternidades, o parto normal não é sinónimo, nem de risco de vida, nem de dor insuportável. Se é mãe de “primeira viagem” não baseie a sua decisão no que “ouviu dizer” mas informe-se junto de pessoal qualificado.
De seguida, enunciamos as vantagens e as desvantagens associadas a um parto normal. Fique ciente de que a maioria dos danos ocorridos durante o parto normal é devida à má condução do parto, por parte dos profissionais de saúde, que executam intervenções desnecessárias.
Vantagens de um parto normal:
· Rápida recuperação do corpo
· Ausência de dor resultante de cirurgia após parto
· Favorece lactação e relacionamento mãe-filho (ao recuperar mais facilmente, a mãe sente-se melhor e mais relaxada)
· O bebé respira naturalmente melhor, sem ser necessário ter de recorrer à aspiração nasogástrica do líquido amniótico (a passagem pelo canal vaginal comprime o tórax, expulsando o líquido amniótico dos pulmões)
· Menor tempo de internamento
· O trabalho de parto torna-se mais fácil após o primeiro parto normal
· Participação ativa no nascimento do filho
· Menor risco de infeções, trombose ou hemorragia
Desvantagens do parto normal:
· Nascimento mais demorado (menor aquando do segundo filho)
· Risco de rutura do útero se houve uma cirurgia anterior, como por ex., uma cesariana
· Prolapso anal ou genital (saída do reto ou órgãos genitais internos para o exterior, através do anus ou vagina, sendo uma ocorrência muito rara no parto normal).